NOSSA IRMÃ ÁRVORE

Imagem relacionada

21 de setembro é, no Brasil, o Dia da Árvore. Às vésperas da primavera a data relembra que a saúde do nosso planeta depende das florestas. E alerta para uma tragédia em curso: a cada 10 segundos mil árvores são derrubadas na Terra. O Papa Francisco, na sua encíclica Laudato Si, lembrou que as árvores são nossas irmãs com raízes. Em encontro com movimentos populares, na Bolívia, anunciou, profético, que "dos brotos de ternura dos que lutam por subsistir na escuridão da exclusão crescerão grandes árvores, surgirão florestas para oxigenar este mundo". Por sinal, quantas árvores você já plantou? Rubem Alves (1933/2014), poeta e educador, gostava de perguntar de quantas cuidamos, mesmo sem saber se aproveitaremos seus frutos e sua sombra...

Chico Alencar
Cântico das Criaturas, Ecologia e Juventude do Mundo. 
Ed. Vozes
         
                                               
PROVÉRBIO CATALÃO

Provérbio catalão: "Coração limpo, cabeça alta". São catalães os habitantes da Catalunha, na Espanha. Os quase oito milhões de catalães falam uma língua derivada do latim popular, como espanhol e italiano. Sua maior cidade é Barcelona. O provérbio se assemelha a este outro: Quem não deve não teme Ou ainda: O medo é a sombra da má consciência. Ou ainda este outro provérbio português, em forma negativa: Quem tem culpa no cartório não pode dormir em paz. O provérbio nos ensina a não carregar pela vida maldades e a culpa de males feitos. Já o poeta latino Horácio, escrevera num de seus poemas: o homem de vida íntegra não precisa de arco e flecha envenenadas para se defender aonde quer que viaje.

Frei Clarêncio Neotti, OFM

                                           
AQUECIMENTO GLOBAL

Para fazer um planeta melhor, reduza o consumo...
Água: Ela cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em  muitos lugares do mundo. Se em apenas cinco minutos você escovar os dentes com a torneira escancarada, 12 litros de água potável serão desperdiçados.
Energia elétrica: O consumo cada vez maior reque a construção de mais usinas hidrelétricas e mais florestas vão desaparecer para dar lugar a elas. Acredite: o simples gesto de desligar as luzes dos ambientes, quando estiverem vazios, pode ajudar a evitar mais hidrelétricas.
Combustíveis: A queima dos fósseis, como o diesel e a gasolina, á a maior responsável pela emissão de gases do aquecimento global. Nas grandes cidades são produzidos 75% de todo o CO2 jogado na atmosfera. Pense nisso, antes de entrar no carro para ir à padaria da esquina.

                        
Planeta Sustentável



Nenhum comentário:

Postar um comentário