LIBERDADE, RESPONSABILIDADE E FIDELIDADE

A responsabilidade está intimamente ligada à liberdade. Somos responsáveis porque somos livres. Por sua vez, a liberdade tem a ver também com a fidelidade, fundada numa consciência livre e fiel. Assim viveu Jesus Cristo, numa obediência ao Pai, numa liberdade fiel. Como primeiro passo, ser livre é ser fiel a si mesmo, fruto de uma consciência reta e verídica, ou seja, que busca o bem e a verdade.Isto se completa num viver "em Cristo" para nele acolher a proposta de amor que brota do Evangelho, numa conversão permanente de todo o nosso ser.

Frei Nilo Agostini, OFM
"Moral Cristã e Seus Fundamentos"

FAMÍLIA E HOMOAFETIVIDADE

É comum ligar a TV e ver notícias de agressões motivadas pela homofobia. Muitas pessoas querem mudar isso pregando a liberdade total de tudo, outras acham que precisamos ser mais rígidos. Os dois lados se esquecem do que é mais importante: a pessoa. Hoje, muitas famílias não sabem o que fazer ao descobrir que um filho é homossexual. Às vezes até a fé é abalada, como se Deus gostasse menos de alguém por causa de sua orientação sexual. Nessas horas, é bom lembrar que Jesus se ofereceu por todos, sem exceção, inclusive pelas pessoas homossexuais. Como seria bom se entre nós, cristãos, ninguém se sentisse excluído por sua condição. O preconceito e a exclusão, por mais que se usem expressões bíblicas para justificá-los, não vêm de Deus.

Frei Leonardo A.R.T. dos Santos, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário