"E mesmo a independência não nos trouxe mais ciência, esquecendo os belos planos, nós só mudamos de dono" (Fernando Brant, 1946-2015). Portugal, para reconhecer nossa independência, repassou sua dívida com a Inglaterra. Assim, o Brasil nasceu devendo... Ainda hoje, em pleno século XXI, há brasileiros ricos que preferem aplicar suas fortunas lá fora. Estima-se que só em paraísos fiscais estejam depositados mais de 500 bilhões de dólares! Em bancos europeus e norte-americanos brasileiros preservam enormes somas. Menos patriótica ainda é a corrupção, que nos últimos sete anos sugou R$ 14 bilhões dos cofres públicos, dos quais menos de 15% foram recuperados. Esses maus brasileiros, muitas vezes, se declaram patriota. Da boca para fora...
Chico Alencar, autor de: "BR-500: Um Guia para a Redescoberta
do Brasil" - Editora Vozes/RJ
RAÍZES DAS NOSSAS CRISES
Sabemos que, de uma maneira ou de outra, a crise costuma afetar todas as nações e em todos os tempos. Por isso mesmo não causa admiração que também o Brasil passe ocasionalmente por crises.
Sem dúvidas estas crises apresentam muitas facetas e são fruto de muitas causas. Mas com certeza bem lá no fundo sempre se trata de crise de valores. Os grandes valores que construíram as nações parecem dar lugar a outras cartilhas, onde não se aprende a viver em fraternidade, mas onde sobressai a lei do mais forte. A disputa pelo poder leva a todo tipo de desmando. Mas o pior de tudo é que estes desmandos vão se reforçando de tal forma que criam uma espécie de cadeia. Para romper essa cadeia só há uma saída: todos juntos resgatarmos os valores mais fundamentais.
Frei Antônio Moser, OFM (Em memória)
Nenhum comentário:
Postar um comentário