REFLETINDO


  Que Fiz Eu?

"Somos levados a sorri, sem querer, quando observamos essas antigas cartas geográficas em que figuram vastos territórios, desconhecidos, assinados por manchas brancas sobre as quais se acha escrito: "Hic sunt leones". "Aqui moram leões". Pois bem, muitos estudantes que sabem indicar todos  os minerais que são encontrados nas minas dos Montes Rochosos e enumerar os rios que costeiam as florestas virgens do Congo, ignoram completamente os valores latentes da sua alma e  não têm ideia alguma das paixões ferozes que lhes devastam o próprio coração. Já Pitágoras recomendava a seus discípulos fazerem a si mesmos as perguntas seguintes duas vezes por dia,antes do meio dia e à noite: "Que fiz eu? Como o fiz? Fiz tudo o que devia fazer? "E Quíntio Céxtio, outro filósofo anterior a Cristo,  formulava a si mesmo, todas as  noites, as seguintes interpelações: "A que fraquezas de  meu caráter busquei remédio hoje? Que defeitos combati? Em que foi que me tornei melhor?” -Sêneca,  igualmente célebre por sua sabedoria, escreveu: "Tenho o hábito de examinar-me  cada dia. À noite, depois de apagar a luz, percorro meu dia em pensamento e ponho todas as minhas palavras e todas as minhas ações no prato da balança". Esses grandes pensadores tinham razão: só pode o homem ser senhor de si mesmo e dominar todos os seus impulsos quando for capaz de se conhecer a si mesmo. O mecânico só é senhor de sua máquina e só pode dominá-la quando a conhece inteiramente até o mais insignificante parafuso".

Malba Tahan - "Lendas do Céu e da Terra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário