SER POETA É VENCER UM DESAFIO


Ser poeta é vencer um desafio, ou enfrentar mais um, como todas as aventuras da vida. Ingressar na literatura com êxito já é difícil, pior ainda é optar pela "arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados", como bem definem os militantes do gênero que são muitos, como Ribeiro Couto (Cabocla, Jardim das Confidências etc.), Orestes  Barbosa (Chão de Estrelas, Água Marinha etc.) grande poeta e famoso compositor, Adonias Filho, romancista e ensaísta baiano (Os Servos da Morte, Corpo Vivo e outros), José de Alencar, romancista e teatrólogo cearense, o maior  representante do romantismo no Brasil (Iracema, O Guarani etc.), Afrânio Coutinho, crítico literário baiano, muito aplaudido por suas obras (Por Uma Crítica  Estética, Do Crítico e da Crítica, Machado de Assis na Literatura Brasileira etc.), Ferreira Gullar, poeta e ensaísta maranhense (A Luta Corporal, Cultura Popular Posta em Questão, Poema Sujo, etc.),além de outros mestres da literatura. Poeta "é o que escreve e se consagra à poesia. Pessoa sensível, de imaginação inspirada ou sonhadora", de acordo com o Mestre Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, saudoso dicionarista alagoano (1910-1989, Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa). Ser poeta, nos dias atuais, é como ir à procura da Terra  Prometida. Imaginem que em um país no qual 18,7 milhões de pessoas (diz o IBGE) nunca pisaram em uma escola, 81,3 milhões de brasileiros não tiveram instrução escolar ou não completaram o ensino fundamental (Censo de 2010), e mais da maioria dos jovens (a partir de cinco anos)  se liga na internet dia e noite, recusando-se a aceitar qualquer tipo de leitura. Raramente o poeta pode ser bem sucedido na missão de encantar o público com seus versos .
Não pretendo eu, no entanto, desestimular os jovens que constantemente se aventuram a ingressar na arte de fazer poesia, para dar ênfase  aos
seus sonhos. Afinal, acho que de uma forma ou de outra, temos que encarar os desafios do cotidiano com toda força da fé, coragem e confiança na vitória. O POETA GALDINO com sua disposição e espírito de luta se lança na poesia com vigor, através de uma obra  que ele adotou acertadamente com o título de DESAFIO. Cícero Galdino, nosso contemporâneo de boa formação acadêmica, aceitou o desafio de fazer parte de uma comunidade destinada a caminhar passo a passo com os terremotos oriundos das dificuldades literárias que diariamente consagram e destroem valores, por suas críticas prós e contra. Creio, porém, que o novo poeta está preparado para enfrentar as críticas e compreender que sem elas dificilmente a arte sobreviveria.
O livro será lançado dia 26 de maio de 2012 no auditório do Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca - Cesama, pela Academia Arapiraquense
de Letras  e Artes - Acala, às 20 horas. Recebi o convite e agradeço. Sucesso.



Um comentário:

  1. Cicero Galdino22:12

    Uma boa mensagem é "SER POETA É VENCER UM DESAFIO", principalmente pelo conteúdo literário contido nesse texto. Sempre fui um admirador do potencial jornalístico de João Rocha.
    Desafio para mim não considero ser apenas aqueles que cito no soneto que leva esse nome, inserindo também os que opino no marca páginas do meu livro sobre fazer poesia, mas sobretudo a coragem de enfrentar por exemplo, o reflorestamento global. Esse sim, eu poderia considerar o maior de todos os desafios. Vamos acreditar que um dia isso venha acontecer. Para tanto, é preciso que alguém dê o primeiro passo.

    ResponderExcluir