DEZ MIL BALEIAS JUBARTE CHEGAM EM JULHO, PARA SE REPRODUZIR NA BAHIA


No mês de julho que começa neste domingo (01), os brasileiros poderão acompanhar um espetáculo inusitado preparado pela natureza. Vindas da Antártida, um cardume calculado em dez mil baleias jubarte deve percorrer cerca de 4.500 Km, até o Brasil, quando usufruirá da temporada reprodutiva da espécie nos litorais da Bahia e Espírito Santo. Os Estados concentram  mais de 90% das baleias jubarte que chegam ao país para e reproduzir e amamentar as  crias. Apesar de avistadas com frequência do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, Abrolhos é o maior berçário do Atlântico Sul Ocidental. Ao retornarem para a área de alimentação na Antártida, em novembro muitas delas já irão acompanhada de seus filhotes.
O Instituto Baleia Jubarte (IBJ) afirma que a que a quantidade de animais que migra para o Brasil é três vezes maior do que há 10 anos, quando apenas três mil delas vinham se reproduzir aqui.
O coordenador de Educação Ambiental do Instituto, Sérgio Cipoloti, disse que a recuperação da espécie ocorre lentamente e que o resultado dos trabalhos que o Instituto desenvolve é muito positivo. "Além de chamarem a atenção  dos especialistas, as baleias jubarte se tonam a principal atração turística. O show natural é garantido: as grandalhonas se exibem, pulam jogam água,simulam danças e mergulham seguidamente durante o ritual do acasalamento. Apesar das opções, Abrolhos é preferido dos turistas que lá vão apreciar as maravilhas das jubartes e os encantos naturais dos Abrolhos"afirma o pessoal do Instituto da Baleia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário