106 MUNICÍPIOS FARÃO ELEIÇÃO COM CANDIDATO ÚNICO

"No dia 7 de outubro, os eleitores de 106 municípios brasileiros terão apenas uma opção de candidato na disputa para a prefeitura. Dados do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, divulgados nesta quinta-feira (26) revelam que o número corresponde a 1,9% dos 5.568 municípios em que haverá eleição este ano.
Nos 106 municípios, o eleitor terá três opções de voto: no candidato único: nulo ou branco. Pelas  regras eleitorais, para sair vitorioso nessas cidades, o candidato precisará apenas de um voto. A legislação estabelece  que para ser eleito o candidato terá de obter  metade mais um voto dos votos válidos e os votos nulos e brancos são considerados válidos.
Isso quer dizer que se o candidato obtiver o único voto válido do pleito, esse voto não pode ser dividido pela metade. Assim, o candidato terá recebido "todos" os votos válidos.
Para o secretário-geral do TSE, juiz Carlos Henrique Braga,"apesar de legal, o pleito em que há candidato único é ruim para a democracia. A falta do debate, do discurso, é prejudicial à democracia e enfraquece o pleito".


Nenhum comentário:

Postar um comentário