TURISMO EM ALAGOAS: MARECHAL DEODORO


Marechal Deodoro é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população em 2010 era de 45.590 habitantes de acordo com último censo realizado pelo IBGE. O município faz parte da Região Metropolitana de Maceió.
Os vilarejos que compõem Marechal Deodoro são Barra Nova, Massagueira, Praia do Francês e Ilha de Santa Rita. A Praia do Francês é um dos cartões postais mais conhecidos de Alagoas.

Praia do Francês, com 34 km de extensão, está entre as dez melhores do Brasil para a prática de surfe.

Foi fundada em 1611 com o nome de povoado de Vila Madalena de Sumaúna. Servia para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas e outros. O município foi criado em 1636, sendo a vila designada por Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul.
Em 1817 passou a capital da capitania de Alagoas, criada nesse ano, sendo o nome da vila alterado para Alagoas. Em 1823 foi elevada a cidade.
A capital da província de Alagoas passou para Maceió em 1839. Cem anos depois, em 1939 o nome da cidade foi mudado para o atual, em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente do Brasil, nascido na cidade em 5 de Agosto de 1827.
Em 16 de setembro de 2006, dia da emancipação política de Alagoas, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.
Atualmente o IPHAN está restaurando as igrejas de Marechal Deodoro. Visitar Marechal é viver o incomensurável patrimônio que faz parte da história de Alagoas, do Brasil e do mundo. As mais antigas construções do centro histórico da cidade datam do século XVII sob a influência da colonização e arquitetura portuguesas.
A primeira capital de Alagoas guarda em todos os pontos uma mostra da forte religiosidade que imperava na época pelo considerável número de igrejas. Do ponto que vai desde a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, seguindo pela igreja de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Amparo, Igreja de Santa Maria Madalena até o Convento e Ordem Terceira de São Francisco, as construções estão dispostas de tal maneira, que formam uma espécie de “polígono sacro”.













Cenas da primeira capital de Alagoas



Busto do Marechal


Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e Convento Santa Maria Magdalena

O município é banhado pelas lagoas Mundaú e Manguaba e tem como atrativos naturais a Ilha de Santa Rita (maior ilha lacustre do país e área de preservação ambiental), a prainha, a Praia do Saco, a Bica da Pedra, o povoado de Massagueira, dentre outros. Os eventos são: Campeonatos de Surf, Festival de Verão, Carnaval, Festa do Pato, Baile Histórico, São João, Festival Lacustre e Encontro Cultural.




Nenhum comentário:

Postar um comentário