TURISMO EM ALAGOAS: PIRANHAS

Piranhas é um município de Alagoas com população aproximada de 24 mil habitantes. Limita ao norte com o município de Inhapi, ao sul com o estado de Sergipe, a leste com os municípios de São José da Tapera e Pão de Açúcar, a oeste com o município de Olho d'Água do Casado e a nordeste com o município de Senador Rui Palmeira.

Município de Piranhas, conhecido como "Lapinha do Sertão"

Piranhas ficou nacionalmente conhecida por ser a cidade onde a cabeça de Lampião, e outros do seu bando, ficaram expostos após decapitação. Em Piranhas também foi rodado o filme Baile Perfumado, com o mesmo tema do cangaço. No museu da cidade pode ainda ser visto várias fotos do bandido Lampião, inclusive a famosa foto que mostra o empilhamento das cabeças na escadaria da prefeitura do município. Neste mesmo museu trabalha hoje, como auxiliar, um dos policiais que, na época, mataram Lampião e seu bando.
O município ainda é banhado pelo majestoso rio São Francisco. Piranhas foi reconhecida como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN. Dentre as festas que mais se destacam na cidade estão o carnaval, que se realiza no centro histórico. O "forrogaço" no bairro Xingó, que se realiza no início de junho, comemorando o aniversário da cidade e antecipação das festas juninas.
Cidade razoavelmente calma, com bom desempenho turístico, mas com uma economia muito fraca e totalmente dependente do recebimento de royalties, provenientes da Chesf.

A antiga estação ferroviária, em cópia inglesa, que hoje abriga o Museu do Sertão. 
Foto: Tito Garcez




  





Manuscrito de Lampião exposto no Museu do Sertão, em Piranhas


As onze cabeças foram expostas como troféus na escadaria da Prefeitura de Piranhas, depois levadas para Salvador, para passarem por testes científicos.
Prédios coloridos no centro histórico da cidade. 
Foto: Tito Garcez





Na cidade fica localizada a Usina Hidrelétrica de Xingó, que se tornou um grande atrativo turístico. As águas de cor verde-esmeralda formam um imenso lago, favorecendo passeios de saveiros e catamarãs para apreciar as paisagens maravilhosas, como o cânion, um monumento da natureza perfeito. Se você fizer esse passeio não esquece de dar um mergulho no Lago do Talhado para se refrescar.
A beleza paisagística do lugar é surreal, sua arquitetura é deslumbrante e parecida com o estilo barroco. Nas noites de luar deve-se ir até os mirantes para aproveitar a noite com a tranquilidade do local e em alguns restaurantes à margem do rio pode-se escutar canções dos seresteiros e degustar os deliciosos pratos da culinária regional, principalmente o famoso Pitu, um tipo de camarão grande.
Piranhas também é conhecida pelo seu ecoturismo com as trilhas do Rio Capiá, da Via Férrea, do Mirante do Talhado, da Pedra do Sino e outras, locais recomendados para caminhadas que deixam os turistas entre montanhas, com uma visão da linda vegetação da caatinga e vários sítios arqueológicos.
Não esqueça de ir até o povoado de Entremontes, que faz parte do município, sendo conhecido nacionalmente pelo rico artesanato. São peças em “redendê” e ponto-de-cruz, que encantam os nossos olhos.

Usina Hidrelétrica de Xingó / AL - SE

O cânion no Rio São Francisco cortado por águas verde esmeralda


2 comentários:

  1. Olá, bom dia!

    Gostaria de pedir que fosse acrescentada uma legenda citando a creditação das imagens de número 2 e 5, que sãp de minha autoria.

    Desde já, agradeço a atenção!

    Abraços,
    Tito

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, amigo Tito Garcez.
    Créditos devidamente citados.
    Obrigado.

    Abraços,
    João Rocha

    ResponderExcluir