PREÇOS DOS PROUTOS NA FEIRA LIVRE OSCILAM, MAS AJUDAM A CONTROLAR INFLAÇÃO

Alimentos com preços menores que nos supermercados









Os produtos negociados na feira livre de Arapiraca oscilam semanalmente, com grande variedade no varejo, mas não afugentam os consumidores oriundos da zona rural e municípios da região. Os gêneros alimentícios concorrem com os supermercados, contribuem para controlar a onda inflacionária que é motivo de preocupação para o governo e ainda atraem os poupadores que guardam a grana para pechinchar no mercado ambulante das segundas-feiras. Até para comprar confecções, vindas de Pernambuco, Sergipe e outras unidades da federação, o consumidor prefere se entender com os chamados mascates, que oferecem melhor oportunidade de negócios. Isto acontece ainda com o comércio de calçados, cosmético, aparelhos domésticos de menor importância (panelas de pressão, frigideiras, louças, copos, móveis em grande variedade e outros produtos). De qualquer forma, a feira é um nascedouro de oportunidades no varejo para auxiliar no combate à inflação.

Na concorrência dos preços, o da carne ganha na feira livre
O comércio de verduras, frutas de todos os tipos, raízes (inhame, batata doce e batatinha) consegue atrair inúmeros usuários. Somando aos que procuram carne de porco, aves, boi e pescados de água doce e do mar temos uma enormidade de pessoas se espremendo rua após rua, trecho e mais trecho, no arrocho do mercado público, na via pública e no mercado das frutas, com sua grande cobertura metálica. Há também os locais que servem refeições cozidas na presença do freguês.
A feira livre de Arapiraca já foi cotada entre as maiores da nordeste, mas foi transferida do centro da cidade para o bairro Baixão, sendo anexada ao atual mercado publico como reforço. A mudança e construção do novo mercado não manteve a pujança da feira, que perdeu mais de 50% dos seus comerciantes e público. Só aos poucos o movimento foi conquistando a população e hoje, 18 anos depois, com a evolução do comércio, a feira começa a ressurgir.
Os lojistas e comerciantes estabelecidos não reclamam da concorrência da feira e mercado público, ao contrário, têm esses setores como bons aliados, de acordo com empresários de várias atividades.


Queijos e frios...



























...roupas e acessórios, atraem todo tipo de cliente


Fotos: João Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário