SAUDADE DOS NOSSOS MESTRES


É o fim do ano que nos faz viver com mais intensidade a saudade dos bancos escolares, da nossa juventude, dos colegas e dos nossos amados mestres. Sem contar as aventuras que nos envolviam no dia a dia da escola e da convivência com toda a comunidade estudantil. Ao término de cada ano era mais uma festa de formatura que se concretizava, com a ansiedade dos formandos e de seus familiares para comemorar mais uma vitória na vida da juventude que galgava um novo degrau mirando o futuro de sonhos que aos poucos se tornavam realidade nos campos profissional, intelectual, social e econômico. E os adorados educadores, aos quais devíamos o sucesso da formação, ganhavam os louros da fama pois foram eles que nos colocaram na vitória, especialmente nos últimos anos do ensino médio, que nos abriram caminhos para cursos superiores e conquistas de espaços no trabalho. Se nesse calendário de escolaridade se torna difícil enumerar nome por nome, lider escolar ou colega mais destacado em cada curso, não há dificuldade para selecionar os nossos principais professores, aqueles que nos deram parte de si na nossa formação, que partilharam conosco das nossas alegrias, dos nosssos êxitos, derramaram conosco as suas lágrimas seja pela emoção de cada triunfo ou pela dor dos momentos de infortúnio.
É a esses queridos mestres que hoje resolvi homenagear neste comentário de fim de ano, tirado do meu diário escolar que escrevi há mais de quarenta anos em todos os momentos da vida de estudante, em momentos de grandes alegrias e de tristeza, em horas sombrias de instantes dolorosos ou dias de luz, de ansiedade, de fé e confiança no divino criador. Foi assim, nesse panorama da vida, que encarei para vencer...sempre vencer, os obstáculos da minha existência.
Quero lembrar, com saudade, inicialmente, a minha primeira professora, Luzinete Bispo, mulher enérgica, dos seus 30 a 35 nos, com três filhos para criar (Olavo - falecido em desastre de carro em plena vida universitária, Sizenando Bispo e uma irmã de cujo nome não me recordo e que ainda vivem). Educadora competente, séria, responsável, que ensinava corajosamente na época da palmatória e dos puxões de orelha.Foi ela que me abriu os primeiros caminhos das letras na caminhada rumo ao futuro. A ela a minha eterna gratidão. Anos depois tive o privilégio de receber os ensinamentos da professora Deusdete,da nobre Cleonice Fragoso, do inesquecível professor Lourenço de Almeida, da tão conhecida Diva Albuquerque, professores Dr.Luiz Torres, José Maria Vasconcelos, José Cardoso, Benildo Medeiros, Raimundo de Araújo, professora Isabel Torres (Besinha), Dr.José Moacir, em Arapiraca, Cármem Lúcia Toledo e Ana Francischini (São Paulo).

Ser aluno dessa equipe foi sem dúvida um orgulho memorável para mim. Dessa etapa de vida jamais me equecerei,sobretudo porque foi na penúltima fase que passei pelos testes mais árduos com os melhores resultados, porque foi com os estímulos do professor Carlos Alberto, mestre da Universidade Federal do Amazona, da professora Benerice Bulcholz, da UFPE e de Maria Conceição, também da UFPE, que obtive resultados que me surpreenderam no Recife. A mestra Benerice, remanescente de família europeia e descendente de diplomatas franceses era uma pessoa de qualidades excepcionais. Eis aí uma educadora brilhante de um comportamento misto de humor, com seriedade e competência acima do normal. Era uma grande mulher que dominava a classe com sabedoria e deixava os alunos sequiosos por novas aulas suas. Não me esquecerei também dos ensinamentos valorosos do professor Ivan Fernandes Lima, geógrafo e autor de vários livros de geografia em Alagoas, professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da faculdade de Arapiraca, extinta Funesa e atual Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

A todas essas e outras pessoas, das quais não me recordo totalmente dos seus nomes, deixo no meu diário da vida de estudante a minha gratidão perpétua pela bondade, carinho e competência com que souberam nos encaminhar para conquistar novos caminhos na nossa existência. Obrigado, queridos mestres! Só Deus pode agradecer melhor pelo trabalho de vocês na nossa formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário