UFAL PLANEJA CURSO DE MEDICINA PARA ARAPIRACA ATÉ 2015

Projeto do Eixo Saúde em Arapiraca ganha formaO projeto para construção do local onde vai abrigar o novo curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, no Campus Arapiraca, está em fase de últimos ajustes. A ideia já foi apresentada à comissão do Plano Diretor do Campus, que aprovou o conceito de integração criado pelas arquitetas da Divisão de Projetos (Sinfra) da Ufal e foi denominado de Eixo Saúde.

A moderna estrutura será composta por dois prédios, interligados por uma passarela, formando a proposta de um complexo. Um dos blocos será a sede administrativa do curso de graduação, acomodando os técnicos e os professores com espaços amplos e bem planejados. O outro prédio será todo destinado aos espaços de atividades práticas acadêmicas e 13 laboratórios, entre eles, os de anatomia, microbiologia e fisiologia.

Depois de definido o terreno, as arquitetas realizaram uma pesquisa no local para traçar o programa de necessidades. De acordo com Marlise Carvalho, diretora da Dip, o objetivo foi pensar num prédio funcional, respeitando a concepção de inclusão. “O projeto privilegia a integração de todos e visa a garantia de acessibilidade através de rampas confortáveis, rotas acessíveis e elevador”, explica.

A Superintendência de Infraestrutura planeja, num segundo momento, elaborar um projeto para um bloco de salas de aula, mas enquanto a ideia não é concretizada, os novos alunos de Medicina vão dividir o espaço da teoria com os outros cursos de Arapiraca. A obra tem previsão para ficar pronta até 2015, quando o curso de Medicina abrirá a turma pioneira no projeto de interiorização da universidade.

Mas até lá, uma grande equipe trabalha para viabilizar a obra. Após concluir o projeto arquitetônico dos prédios, no final de janeiro, a próxima etapa é encaminhar para o setor de Divisão de Acompanhamento de Obras e Serviços da Engenharia (Daose/Sinfra). A partir daí serão definidos os custos da execução e, iniciar o processo de licitação. A construtora vencedora fará toda a parte de engenharia.


Ascom Ufal

Um comentário:

  1. E vai sair do papel. Tiago está envolvido nesse Projeto. Tem gente interessada. Professores jovens que gostam de trabalhar.

    ResponderExcluir