FILTRO SOLAR PREVINE O ENVELHECIMENTO

 


Com a chegada do inverno, muitas pessoas acham desnecessário o uso do filtro solar. Porém, um novo estudo descobriu que quem usa o produto diariamente – e em todas as estações do ano – pode diminuir ou até mesmo prevenir durante um tempo o surgimento de rugas e flacidez no rosto e no corpo. Apesar de os dermatologistas dizerem, há anos, para as pessoas usarem o protetor solar para prevenir o envelhecimento, essa é a primeira pesquisa para mostrar um efeito real sobre a aparência da pele, segundo pesquisadores.
 O estudo envolveu 900 pessoas brancas com idades entre 25 e 55 anos e foi realizado na Austrália, onde a exposição intensa ao sol é rotineira. A maior parte dos participantes tinha pele clara e quase todas ficavam queimadas se expostas ao sol. A maioria já usava filtro solar pelo menos uma parte do tempo e dois terços usavam chapéu quando no sol.
Mas os cientistas queriam descobrir o que aconteceria à pele se as pessoas tentassem usar protetor solar durante todo o tempo por um intervalo de quatro anos e meio. Metade dos participantes foram orientados a continuar com seus hábitos normais e a outra metade, a se “lambuzarem” de protetor diariamente.
 
Tipo. O protetor solar usado por aqueles que receberam a tarefa de aplicá-lo diariamente tinha um fator de proteção – ou FPS – 15, com filtros de 92% dos raios solares. Alguém que normalmente se queimaria com dez minutos de exposição ao sol demora 150 minutos com um filtro de FPS 15.
Foi feito um molde de silicone da pele de cada participante antes e depois do período da pesquisa. Os examinadores do molde, que não sabiam se o indivíduo estava ou não usando o protetor solar, analisaram as linhas nos moldes de silicone e deram uma nota de 0 a 6, sendo 0 para nenhum grau de foto-envelhecimento. Já uma pessoa com nota 6 tem a pele gravemente envelhecida, sem elasticidade e com linhas profundas.
No início do estudo, a nota média em ambos os grupos era 4, o que significa um foto-envelhecimento médio. No fim, quem usou o filtro solar diariamente ainda tinha uma nota média de 4, mas o grupo de controle – que manteve os hábitos – já havia passado para uma nota média de 5.
O resultado, relatado no “Anais de Medicina Interna”, foi que aqueles designados para usar o produto em todos os dias tinham uma pele notavelmente mais resistente e suave do que os que mantiveram a rotina.
 
Repercussão. O resultado do estudo impressionou outros médicos. O trabalho “torna claro que o uso extensivo e constante do filtro pode alterar um padrão do que seria uma progressão inevitável do foto-envelhecimento”, declara o professor de dermatologia da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, David R. Bickers, que não estava envolvido na pesquisa.
Até agora, segundo ele, a maior parte dos estudos sobre peles danificadas pelo Sol havia sido conduzida com ratos e não era claro se os resultados se aplicariam também aos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário