MORRE FORROZEIRO E RADIALISTA DA NOVO NORDESTE

 

O rádio alagoano e a música nordestina estão de luto com a morte do radialista e cantor de forró, José Cícero dos Santos - Zé do Rojão (75 anos, casado), ocorrida por volta das quatro horas da manhã deste sábado (23/11), no Hospital Regional de Arapiraca. O comunicador da Rádio Novo Nordeste AM deu entrada na UTI da unidade médica pouco antes do amanhecer em estado grave, com problemas de insuficiência respiratória. Ele chegou a ser submetido a tratamento de urgência,com respiração por meio de aparelhos e medicação adequada, mas não resistiu. Zé do Rojão era diabético, tinha perdido um olho recentemente por deslocamento da retina. Seu estado de saúde se agravou desde o último dia 15/11, quando já tinha estado na UTI do HRA, prejudicado também pelo uso do cigarro, já que era fumante antigo.
O corpo do radialista e cantor de forró está sendo velado em sua residência na rua Manoel Bernardino, 211 - bairro Eldorado. O sepultamento foi anunciado para amanhã (domingo,24), no Cemitério Pio XII, às 9 horas.José Cícero dos Santos nasceu em 27 de fevereiro de 1938, no sítio Cana Brava, Taquarana e iniciou sua carreira em 1954, no programa da saudosa Odete Pacheco, a deusa do rádio alagoano à época, titular da Rádio Difusora de Alagoas.Na década de 1960, Zé do Rojão fez a sua estreia em Arapiraca cantando em shows musicais da cidade pela antiga Rádio Clube, primeira emissora local, mas o seu primeiro e real programa de rádio foi o Alegre Amanhecer, no início de 1960, na Arapiraca Antena de Publicidade, que pertencia à prefeitura e funcionava na rua Eng. Gordilho de Castro, antiga rua da Telasa, em um prédio da municipalidade. Ainda em 1960 ele ainda teve tempo de correr atrás da fama  fazendo algumas apresentações no Canal 8-TV Aperipê (educativa ) de Aracaju e Rádio Liberdade AM de Sergipe.
José Cícero iniciou sua carreira em definitivo, em termos profissionais, na Rádio Novo Nordeste AM com sua atração matinal Rojão do Nordeste, em 1976.Ele foi também dono de um programa de música nordestina na Rádio Sampaio AM, de Palmeira dos Índios, foi vereador pelo município de Coité do Nóia apelo PDS, em 1982, participou do lançamento de um LP com músicas juninas Boca de Forno, com o maestro Jovelino Lima. O ano passado foi homenageado com o título de Cidadão de Arapiraca, na Câmara Municipal e lançou em 2012 o CD Zé do Rojão - Poesias Matutas, uma coletânea de poesias de sua autoria.José Cícero deixou viúva marilza Matias dos Santos e seis filhos, sendo uma adotiva, Claudiene Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário