30-01-1933 - HÁ 81 ANOS HITLER ERA ELEITO CHANCELER DA ALEMANHA



Em 1913, mudou-se para Munique e com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, juntou-se ao exército bávaro. A guerra despertou em Hitler um extremo nacionalismo e ele culpou a traição dos judeus e os marxistas pela derrota alemã. 

Ao retornar a Munique, juntou-se a outros nacionalistas no Partido dos Trabalhadores. Em 1920, o Partido dos Trabalhadores foi renomeado Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores ou Partido Nazista. Em 1921, Hitler tornou-se presidente do partido. Ele organizou um grupo paramilitar e ganhou o apoio de nacionalistas como o Marechal Ludendorff. 

Em novembro de 1923, Hitler tentou tomar o poder do governo da Baviera no que ficou conhecido como o "Putsch da cervejaria". O golpe fracassou e Hitler foi condenado a cinco anos na fortaleza de Landsberg, onde ficou apenas nove meses. O Putsch fez Hitler conhecido em toda a Alemanha. Na prisão, ele ditou a Rudolf Hess o Mein Kampf (minha luta), recheado com anti-semitismo e estratégia de dominação. O livro tornou-se a bíblia do Nacional Socialismo. 

Com a crise de 1929, o Partido ganhou o apoio das massas. Hitler ganhou o apoio de banqueiros e industriais com seu anticomunismo e promessas de controle dos sindicatos. Após conseguir cidadania alemã, ele concorreu nas eleições presidenciais de 1932, perdendo para o popular Paul von Hindenburg. Em 30 de janeiro de 1933, o carismático líder do Partido Nacional=Socialista Alemão dos Trabalhadores (NSDAP), Adolf Hitler, chegou ao poder na Alemanha. Dessa maneira, a ascensão política de Hitler aconteceu por uma vitória eleitoral legítima.

Quando os nazistas foram eleitos o maior partido do Reichstag, Hindenburg ofereceu a Hitler um cargo em seu gabinete. Hitler foi indicado Chanceler de uma coalizão governamental, em janeiro de 1933. Em 27 fevereiro de 1933, o Reichstag pegou fogo e os nazistas colocaram a culpa nos comunistas, que logo tiveram seus escritórios fechados e seus principais líderes presos. Com isso, os nazistas ganharam a maioria dos assentos do Reichstag nas eleições de março e deram a Hitler poderes ditatoriais. 

Desde o primeiro dia do Terceiro Reich, Hitler prendeu e executou membros da oposição. Judeus e comunistas foram perseguidos e assassinados. Após a morte de Hindenburg, em 1934, os cargos de chanceler e presidente foram unidos na figura de Hitler, o Führer (líder). Heil Hitler! tornou-se a forma obrigatória de saudação e o culto ao Führer foi propagado. 

Em 1938, Hitler despediu comandantes superiores de exército e dividiu o poder entre seus subordinados fiéis, entre eles, Wilhelm Keitel. Substituiu os diplomatas por nazistas. A Alemanha voltou a se armar. Benito Mussolini tornou-se seu aliado. Hitler ajudou Franco a estabelecer o regime ditatorial na Espanha. O pacto de não agressão com Stálin permitiu que Hitler invadisse a Polônia, em setembro de 1939, começando a Segunda Guerra Mundial. Enquanto Stálin anexava a Letônia, Lituânia e Estônia à URSS, a Polônia era atacada. Porém, em julho de 1941, o Führer atacou a URSS, rompendo o pacto. 

Em dezembro, ele assumiu o comando das estratégias de guerra. Em 1943, Hitler se recusou a admitir a derrota na batalha de Stalingrado. Como a Alemanha estava perdendo a Guerra, Hitler acelerou o extermínio em massa de judeus, aumentando o pavor em relação à polícia secreta, a Gestapo e a SS. 

Em julho de 1944, a situação militar alemã era desesperadora e um grupo de funcionários militares e civis tentaram assassinar Hitler. Em 29 de abril de 1945, Hitler suicidou-se em um bunker (esconderijo), em Berlim.


Fonte: Oieduca.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário