'ROLEZINHOS' VIRAM NOVA ONDA NAS REDES SOCIAIS

Cerca de 150 jovens fazem o 'Rolezinho no Shopping', encontro de jovens agendados pela internet, na praça de alimentação do Mauá Plaza Shopping (foto: Renato Mendes/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Cerca de 150 jovens fazem o 'Rolezinho no Shopping', na praça de alimentação do Mauá Plaza Shopping (foto: Renato Mendes/Futura Press/Estadão Conteúdo)







Cerca de 34.000 mensagens com as hashtags #Rolezinho, #Rolezim e #Rolê e a palavra rolezinho foram publicadas no Facebook, Instagram e Twitter desde a última terça. O dado é fruto de um monitoramento das redes sociais realizado pela empresa Scup em parceria com a agência A2 Comunicação.
Agendados pela internet, os rolezinhos são encontros organizados por jovens de periferia em shoppings e têm sido alvo de intensos debates.

Conteúdo

Além do levantamento, as mensagens foram classificadas em relação a seus conteúdos. Cerca de 70% foram consideradas neutras, 23% negativas e apenas 9% foram tidas como positivas.
Quanto a origem das mensagens foi verificado que 97% delas foram postadas no Twitter, 2% no Instagram e apenas 1% no Facebook.

Shoppings

No monitoramento, foram separadas todas as mensagens contendo a palavra shopping e suas principais variações (inclusive abreviações e erros ortográficos comuns).
Ao todo, foram registradas 3.038 mensagens do tipo. Delas, cerca de 470 citavam nominalmente 30 diferentes shoppings. A experiência dos "Rolezinhos" virou nova onda nas redes sociais. Por força da numerosidade dos seus participantes (com presença maciça da juventude), já é uma preocupação para os segmentos políticos e empresariais, tal qual os Black Blocs, que despertaram a atenção nos protestos de 2013.

Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário