A MEMORÁVEL BATALHA DE IWO JIMA




Stars and Stripes on Mount Suribachi (Iwo Jima).jpg
Bandeira norte-americana no Monte Suribachi.
Foi uma batalha de heróis combatentes das forças japonesas e aliadas (americanas, canadenses, australianas, inglesas, francesas) que disputaram a ferro e fogo o controle do arquipélago de Iwo Jima durante a Segunda Guerra Mundial. A ilha está situada a 1.200 km de Tóquio, a meio caminho entre a capital japonesa e Saipan. O motivo da invasão era capturar seus campos aéreos para fornecer espaço de aterragem e de reabastecimento para os bombardeiros norte-americanos no avanço para o Japão. O alvo era apenas um ponto estratégico de apoio para as tropas comandadas pelo almirante Chester Minitz, que respondia pelos aliados no pacífico. Para atingir seus objetivos, os norte-americanos invadiram Iwo Jima a 19 de fevereiro de 1945 com 80 mil homens, 170 embarcações de vários portes, 100 aviões bombardeiros B-24 Liberator, vários porta-aviões, dezenas de tanques, barcos anfíbios, artilharia pesada e dezenas de toneladas de armamentos variados de combate, sob o comando do general Holland Smith, que morreu na batalha. Iwo Jima era defendida por 22 mil homens comandados pelo tenente-general Tadamichi Kuribayashi e estava fortificada por um complexo de labirintos compostos por bunkers, cavernas e túneis cavados bem fundo na ilha. Os japoneses se enterraram nas cavernas com os armamentos camuflados abastecidos com água e alimentos para dois meses e meio, supondo que era tempo suficiente para sobreviverem. As tropas japonesas em Iwo Jima tinham como principal alvo de defesa da ilha a teoria de causar muitas baixas nas tropas aliadas e desestimular a invasão. Era esperado que cada soldado japonês morresse pela defesa da pátria levando dez soldados inimigos no processo. 21 mil japoneses morreram.

A defesa de Iwo Jima foi reforçada pela 2ª Brigada Mista com 5 mil homens comandados pelo major-general Kotau Osuga e 2.700 homens do 145º Regimento de Infantaria comandado pelo coronel Masuo Ikeda. Esses reforços foram acrescidos entre julho e agosto de 1944 com uma força, na guarnição, de aproximadamente 12.700 homens. Em seguida foi enviado ainda um complemento de tropas de 1.233 militares do 204º Batalhão de Construção Naval que imediatamente começaram a construção de posições para metralhadoras e outras fortificações.

A 10 de agosto de 1944, o vice-almirante Toshinosuka Ichimaru chegou a Iwo Jima com 2.546 homens, incluindo aviadores e equipes de solo. Chegaram à ilha na mesma época ainda cinco batalhões anticarro, 362 peças de artilharia de 75 mm e dezenas de armas de apoio naval, baterias antiaéreas, projéteis de 203 mm que pesavam 90 quilos cada e tinham alcance de 2 e 3 quilômetros, além de outros projéteis gigantes que pesavam 200 quilos a unidade, com capacidade para atingir alvos distantes 7 km.
Mesmo com poder de fogo reforçado e a estratégia usada supostamente para derrotar os aliados, os japoneses não conseguiram esmagar o poderio adversário. Os norte-americanos fulminaram os japoneses com lança-chamas, que queimavam os soldados nos túneis e explosivos que matavam nos esconderijos.
                            
INTENSOS COMBATES

Imagem tirada antes do início da invasão de Iwo Jima, em Fevereiro de 1945. Vista na direção norte, podendo ser avistado o Monte Suribachi, umas das posições de defesa mais importantes.

Às 2 horas da manhã de 19 de fevereiro de 1945 os aliados iniciaram o ataque contra as posições japonesas provenientes da montanha de Surubachi. O ataque foi iniciado por 30 mil soldados norte-americanos das 3ª, 4ª e 5ª divisões. Dias depois outros 50 mil homens completaram o efetivo da guerra contra os defensores de Iwo Jima. Os aviões bombardeiros B-24, Liberator, despejaram 800 toneladas de bombas sobre a ilha. Quase toda noite os aviões bombardeavam Iwo Jima.
Dos 22 mil japoneses, foram presos apenas 200. O restante morreu nos bombardeios. Os norte-americanos e aliados tiveram 26 mil baixas,com 7 mil mortos inclusive o comandante Holland Smith, sendo 19 mil feridos ou desaparecidos.
Os estudiosos e estrategistas dizem que a batalha de Iwo Jima foi responsável por 1/3 de todas as batalhas de honra para os fuzileiros navais na II Guerra. Foi também a guerra mais custosa para os fuzileiros. A batalha começou dia 19 de fevereiro e foi encerrada a 26 de março de 1945, com vitória dos aliados. Os Estados Unidos devolveram ao Japão a ilha, em 1968, atendendo a pedido do ex-primeiro ministro Eisafu Sato. A batalha de Iwo Jima ficou conhecida em todo o mundo, como a mais violenta e que custou mais vidas, considerando seu período de duração, que foi inferior a um mês e meio.
                                            

Fontes: Editora Flamboyant, Wikipédia e Site Iwo Jima




Nenhum comentário:

Postar um comentário