UMA VISÃO DE ISTAMBUL E DA BASÍLICA DE SANTA SOFIA

 O Estreito do Bósforo, dividindo a cidade em dois continentes













Não importa o quanto você conheça do mundo: Istambul vai lhe impressionar. Isso faz sentido, uma vez que a principal cidade da Turquia é nada menos que a antiga Constantinopla, com seus quase dois mil anos de história. Mas é preciso chegar às margens do Estreito do Bósforo, que corta Istambul, para atestar geograficamente o porquê de ela ter sido protagonista de tantos episódios históricos. Trata-se da única cidade do mundo com um pé na Europa e o outro na Ásia. O que é literal pode ser metafórico também: Istambul fica todo tempo neste limiar entre Oriente e Europa, entre a tradição e os novos ventos.
Istambul, uma "joia" entre a Europa e a Ásia
Anexada ao Império Romano no ano de 73 e transformada em sua sede oriental, somente em 330 foi rebatizada Nova Roma pelo imperador Constantino. O nome não pegou. Virou Constantinopla, a toda poderosa capital do Império Bizantino. Depois disso, a cidade foi capital do Império Otomano até a Turquia declarar sua independência, em 1919.
Hoje Istambul mantém as belezas que lhe deram fama ao longo dos séculos e vive uma efervescência cultural, graças à juventude rica que estudou nas mais cosmopolitas cidades europeias e trouxe de volta para casa um estilo descolado de viver a vida. A cidade surpreende pela quantidade de restaurantes ultramodernos, clubes noturnos bacanas, lojas de design e galerias de arte.
Apesar de 95% da população da Turquia morar no lado asiático do país, Istambul é considerada europeia e, segundo projeções, será a maior cidade da Europa em 2015. É a mais povoada da Turquia, com 15% da população, e economicamente a mais importante. Mesmo assim, a capital política do país é Ancara. As contradições não param por aí. Apesar de a maioria da população ser islâmica, Istambul continua sendo o centro espiritual da Igreja Ortodoxa Grega, com 200 mil seguidores.
DADOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES:


País que Pertence: Turquia 

Data de Fundação: 667 a.C 
Gentílico: istambulita 
População: 10,52 milhões de habitantes (2010) 
Área (em km²): 1.538 
Altitude: 40 metros
Administração: dividida em 33 distritos (bairros) 
Principais Atividades Econômicas: indústria e comércio.
Temperatura média anual: 20 °C

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS


- Basílica de Santa Sofia
- Palácio de Topkapı
- Mesquita de Arap
- Torre de Gálata (Galata Kulesi)
- Ilhas do Príncipe
- Torre de San Leandro
- Hipódromo
- Castelo das sete Torres
- Museu dos Mosaicos
- Museu Sadberk Hanım
- Mesquita Azul


A BASÍLICA DE SANTA SOFIA
42
Santa Sofia, um dos monumentos mais famosos do mundo
Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia, que significa "Sagrada Sabedoria", é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul). Da data em que foi dedicada em 360 até 1453, ela serviu nesta função, com exceção do período entre 1204 e 1261, quando ela foi convertida para uma catedral católica romana durante o Patriarcado Latino de Constantinopla que se seguiu ao saque da capital imperial pela Quarta Cruzada. O edifício foi uma mesquita entre 29 de maio de 1453 e 1931, quando foi secularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.
Santa Sofia vista da praça Sultan Ahmet
Uma bela vista do interior da Basílica
A Virgem com o menino Jesus no colo (acima do altar)
A cúpula  e os detalhes dos mosaicos merecem atenção especial


Nenhum comentário:

Postar um comentário