AS ILHAS DE ALAGOAS


  • Ilha do Fogoé uma das 9 ilhas da Lagoa Mundaú. Recebeu esse nome por ter um alambique de pinga, mas foi a falência pelo alto consumo dos funcionários.
  • Ilha Bora Boraé também uma das nove ilhas da Lagoa Mundaú.
  • Ilha de Um Coqueiro Sóé uma das nove ilhas da Lagoa Mundaú e recebeu esse nome por conta de uma enchente que devastou toda ilha em 1989, ficando somente um coqueiro na época.

  • Ilha de Santa Rita - é uma das nove ilhas da Lagoa Mundaú e a maior delas.  Para chegar lá, é preciso pegar um barco no Pontal da Barra, bairro de Maceió. A ilha faz parte do programa turístico das nove ilhas, mas vale a pena se deixar admirar por mais tempo lá.
    Ótimo para fazer snorkel, apesar da correnteza, que ás vezes puxa. No banco de areia existem barraquinhas que vendem bebidas e comidas. Uma estrutura rústica, mas completa! Nomeada em homenagem à santa, é a maior ilha lacustre do país (com mais de 12 km² de superfície) em área de preservação ambiental. É formada pelos povoados de Santa Rita, Siriba, Jacaré e Barra Nova.
Image 5


  • ilha do Carlito - Ilha do Carlito faz parte das Nove Ilhas da Lagoa do Mundaú, que ficam nos municípios de Maceió e Marechal Deodoro. As ilhas formam um arquipélago fluvio-marinho. A paisagem é formada por manguezais, coqueirais, ilhas e ilhotas. Cada uma das nove ilhas (Ilha das Andorinhas, Ilha do Fogo, Ilha de Santa Marta, Ilha do Almirante, Ilha de Um Coqueiro Só, Ilha de Bora Bora, Ilha de Santa Rita, Ilha das Cabras e Ilha do Carlito) tem uma história interessante. Mas a ilha de história mais curiosa é justamente a Ilha do Carlito, que antes era chamada de Ilha do Irineu, ou Pescador. Seu Irineu era um velho pescador da região e ganhou fama nacional por ser casado com três mulheres ao mesmo tempo, as três ainda por cima, eram irmãs. Hoje, a Ilha do Carlito abriga uma infra-estrutura para receber turistas com bares, restaurante, piscina, salão de jogos, passeio ecológico e banana boat (no verão). Uma opção de diversão diferente bem pertinho do centro de Maceió. O cardápio traz muitos pratos típicos da Lagoa, a base de frutos do mar. O passeio sai por R$ 60 por pessoa com transporte, catamarã, ilha e almoço.
  • Ilha das Andorinhas - Leva esse nome por pertencer ao roteiro migratório das andorinhas, no verão é possível encontrar vários ninhos desta ave.
Image 1

  • Ilha de Santa Marta - Seu nome é uma homenagem à Santa Marta.
Image 3
  • Ilha do Almirante - Guarda esse nome devido a uma homenagem ao seu antigo dono, um Almirante da Marinha que ali viveu até falecer.
  • Ilha das Cabras - Tem esse nome porque seu antigo morador possuía um rebanho de cabras, do qual foi obrigado a se desfazer devido ao impacto prejudicial ao meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário