BRASIL SOBE NO RANKING MUNDIAL SOBRE CORRUPÇÃO


                       



Entre os 175 países avaliados pelo Índice de Percepção da Corrupção (IPC) divulgado recentemente pera organização Transparência Internacional, referência mundial no assunto, o Brasil ficou em 69° lugar. Em 2014, o País tinha ficado em 72°lugar entre 177 nações. O relatório, feito desde 1995, leva em consideração dados e pesquisas sobre corrupção, fornecidos por diferentes instituições e analisados por especialistas. 
Mais seis países dividem a 69° colocação com o Brasil. São eles Bulgária, Grécia, Itália, Romênia, Senegal e Suazilândia. Em uma escala de 0 a 100, em que zero significa muito corrupto e 100 livre de corrupção, o país alcançou nota 43, um ponto a mais que no ano passado. 
Entre as Américas, o Brasil ficou em 12° posição, atrás de países como o Chile e o Uruguai e à frente da Argentina e da Venezuela. A Dinamarca, mais uma vez, lidera o ranking como o país com o menor índice de corrupção no setor público, deixando em segundo lugar a Nova Zelândia com 91.
Em último lugar no ranking estão a Coreia do Norte e a Somália, ambos em 174° posição, com oito pontos.
20141204_SP10_ranking-corrupção-V2

CRIME IMPERDOÁVEL

Hoje no Brasil, o termo corrupção se espalhou por toda parte como uma praga que invadiu as comunidades urbanas e rurais de norte a sul, em razão dos prejuizos que causa à população e à economia nacional a níveis catastróficos, porque ataca em seus principais pontos, que são a saúde, educação, moradia e trabalho, enquanto afeta o país como uma virose que se inicia de baixo para o alto do organismo governamental que impede os governantes, ao longo dos anos, de cumprirem cronogramas de trabalho para eliminar a pobreza, doenças, analfabetismo, construção de estradas, moradias, implantação de indústrias, ampliação de portos e vias navegáveis, manutenção das forças armadas para garantir a segurança da pátria, investir recursos na agricultura e pecuária, criar empregos para as pessoas e milhares de projetos.
Para os desinformados a corrupção é uma prática normal que existe em toda parte; A sociedade civil vê o corrupto como um criminoso imperdoável pois suga os salários destinados à alimentação e escolas das crianças, remédios para o idosos e manutenção da comunidade de um  modo geral  E o que é pior: escraviza os cidadãos e cidadãs e leva a nação ao atoleiro da miséria e toda série de desgraças. As autoridades religiosas e militares encaram o mal como uma epidemia que se alastrou e se tornou difícil de ser combatida, mas há meios para exterminá-la.
                                             
    ARTIGO 317
        
"A corrupção passiva é um dos crimes praticados por funcionários contra a administração em geral. A corrupção pode ser de dois tipos: ativa, quando se refere ao corruptor; ou passiva, que se refere ao funcionário público corrupto. O Código Penal, em seu artigo 317, define o crime de corrupção passiva como de "solicitar ou  receber, para si ou para outro, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas, em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem". Já a corrupção ativa consiste no ato de oferecer (esse oferecimento pode ser praticado das mais variadas formas) vantagem, qualquer tipo de benefício ou satisfação de vontade, que venha a afetar a moralidade da administração pública, mas só se caracteriza quando é oferecida ao funcionário público".
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário