PROFISSÕES EM ALTA EM 2016

Os primeiros meses de 2016 não foram fáceis para quem busca uma vaga no mercado de trabalho, mas o cenário de incertezas políticas e econômicas também pode gerar oportunidades. Profissionais especializados nas áreas tributária e financeira, por exemplo, têm espaço garantido. É o que diz a especialista em Recursos Humanos Benilda Bezerra, coordenadora do curso voltado para a área na Universidade Veiga de Almeida, que atua também como consultora. Para ela, além de caprichar na formação e sempre buscar conhecimento, características pessoais, como comprometimento e determinação, entre outras, são essenciais para quem quer descolar uma vaga.
— O momento também favorece áreas que têm foco em gestão e negócios (incluindo os virtuais), tecnologia e informação, mas também há espaço para áreas de humanas, saúde e desenvolvimento sustentável. Parece bastante eclético, e é, mas o mercado requer conhecimentos bastante específicos — diz a professora, que cita ainda visão estratégica, capacidade de trabalhar em equipe, bom relacionamento interpessoal, comunicação e dinamismo como importantes qualidades de um candidato.
O ecletismo das áreas em ascensão mo mercado têm, de acordo com Benilda, um importante fio condutor: a capacidade de inovação que agrega às empresas, que traz grande possibilidade de rentabilidade às organizações. Por isso, outro importante foco do olhar de contratantes são profissionais com formação tecnológica:
— O profissional chega ao mercado de trabalho rapidamente (a duração do curso é menor) e já muito bem capacitado, seguindo o objetivo da sua formação. Então, os cursos tecnológicos tendem a crescer cada vez mais — afirma a professora.



Confira lista de carreiras que estão decolando em 2016:

Ciências Atuariais

O profissional da área usa conhecimentos e cálculos para a elaboração de planos de seguro ou de previdência, por exemplo, podendo atuar tanto diretamente com pessoas físicas como também para empresas.

Sistema de Informação

A partir da computação o curso de bacharelado em Sistemas de Informação forma profissionais capacitados a buscar soluções para o tratamento da informação nas organizações, e contribui diretamente para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Biotecnologia e Nanotecnologia

No curso, estudante recebe sólida base de conhecimentos científicos, e tem na pesquisa e no desenvolvimento seus principais desafios. Profissionais são como agentes transformadores da sociedade.

Gestão de Resíduos

O objetivo é diminuir o impacto ambiental do “lixo” produzido pela empresa, encontrando soluções inovadoras e eficientes.

Gestão de Projetos

Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto do começo ao fim: a eficiência é o grande desafio dessa área.

Marketing Digital

O profissional é especialista em planejar e executar, na internet, todo tipo de ação para atrair novos clientes e gerar mais negócios, trabalhando para criar e/ou reforçar a imagem de uma marca online.

Consultoria Jurídica

Um consultor jurídico é muito importante para a gestão dos negócios, já que ajuda a orientar empresas sobre passos a serem dados em seu planejamento tributário ou com relação a leis de marcas e patentes, além de regras nas áreas de importações e exportações, entre outros. Afinal, o que a lei permite para uma empresa? Essa é a tarefa do profissional.


Fonte: Jornal Extra/RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário