UM DEFENSOR DA VIDA: ANTÔNIO MOSER!


Frei Antônio Moser foi diretor presidente da Editora e do Editorial Vozes, professor de teologia moral e bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis, pároco da Igreja de Santa Clara e diretor do Centro Educacional Terra Santa. Conhecido conferencista, escreveu 27 livros e participou como co-autor de diversas obras e muitos artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. Era conhecido, também, pela intensa atividade pastoral.
O frei foi morto na manhã de ontem (9/03) durante uma tentativa de assalto na Rodovia Washington Luís. A prefeitura de Petrópolis (RJ) decretou luto oficial pelo período de três dias. Às 7h desta quinta, foi realizada a Missa. O velório segue até as 13h e, depois disso, o corpo será levado para a Catedral São Pedro de Alcântara, que fica no centro histórico da cidade, onde acontece a missa de corpo presente, às 15h. Em seguida, haverá um cortejo até o local do sepultamento, o Mausoléu dos Frades do Convento do Sagrado, que fica no Cemitério Municipal.
Frei Antônio Moser já teve alguns de seus textos publicados neste Blog. Fica aqui nossa homenagem, admiração e gratidão!
"...Essa Igreja, pautada pela pedagogia de Jesus, deverá ser como uma casa que abre suas portas para todos que queiram entrar para ali encontrar irmãos e irmãs. O pluralismo não empobrece, mas enriquece a Igreja, que não mais deve ser auto-referencial, mas aberta ao mundo que vive entre dores e alegrias. Esta deve ser a Igreja da inclusão e não da exclusão. Por tudo isso se vê que uma Igreja do 'não' vai dando sempre maior espaço para uma Igreja do 'sim' de Maria." 
"(Morte) ...É de fato, uma passagem. Você passa por uma porta. Você sai de um mundo cheio de contradições, passa para uma sala totalmente iluminada, onde você não sabe como é que vai ser, e o que vai encontrar. Vai haver muitas surpresas, por exemplo, no que se refere à questão do bem e do mal, dos bons e dos maus. Basta pensar no capítulo 25 de São Mateus. (…) Acho que bem e mal são categorias muito humanas. Uma coisa é certa: no após a morte você só vai ter luz, e até mesmo o que seriam sombras só servirão para ressaltar a luz. Estou muito curioso como vai ser o Grande Encontro…"
Frei Antônio Moser, OFM
 29.08.1939 (Gaspar – SC)
✤ 09.03.2016
Fontes: Franciscanos.org e G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário