Alimentos com preços menores que nos supermercados |
Os produtos negociados na feira livre de Arapiraca oscilam semanalmente, com grande variedade no varejo, mas não afugentam os consumidores oriundos da zona rural e municípios da região. Os gêneros alimentícios concorrem com os supermercados, contribuem para controlar a onda inflacionária que é motivo de preocupação para o governo e ainda atraem os poupadores que guardam a grana para pechinchar no mercado ambulante das segundas-feiras. Até para comprar confecções, vindas de Pernambuco, Sergipe e outras unidades da federação, o consumidor prefere se entender com os chamados mascates, que oferecem melhor oportunidade de negócios. Isto acontece ainda com o comércio de calçados, cosmético, aparelhos domésticos de menor importância (panelas de pressão, frigideiras, louças, copos, móveis em grande variedade e outros produtos). De qualquer forma, a feira é um nascedouro de oportunidades no varejo para auxiliar no combate à inflação.
Na concorrência dos preços, o da carne ganha na feira livre |
O comércio de verduras, frutas de todos os tipos, raízes (inhame, batata doce e batatinha) consegue atrair inúmeros usuários. Somando aos que procuram carne de porco, aves, boi e pescados de água doce e do mar temos uma enormidade de pessoas se espremendo rua após rua, trecho e mais trecho, no arrocho do mercado público, na via pública e no mercado das frutas, com sua grande cobertura metálica. Há também os locais que servem refeições cozidas na presença do freguês.
A feira livre de Arapiraca já foi cotada entre as maiores da nordeste, mas foi transferida do centro da cidade para o bairro Baixão, sendo anexada ao atual mercado publico como reforço. A mudança e construção do novo mercado não manteve a pujança da feira, que perdeu mais de 50% dos seus comerciantes e público. Só aos poucos o movimento foi conquistando a população e hoje, 18 anos depois, com a evolução do comércio, a feira começa a ressurgir.
Os lojistas e comerciantes estabelecidos não reclamam da concorrência da feira e mercado público, ao contrário, têm esses setores como bons aliados, de acordo com empresários de várias atividades.
Queijos e frios... |
...roupas e acessórios, atraem todo tipo de cliente
Fotos: João Rocha
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário