MOACIR TEÓFILO, DECANO DA EDUCAÇÃO, FALA AO BLOG COM EXCLUSIVIDADE


Moacir Teófilo, diretor do Colégio Bom Conselho

Criar polêmica no atual momento político e incitar violência para atrair adeptos, nem pensar. Discutir o assunto, também não, porque para o bacharel em Ciências Jurídicas, José Moacir Teófilo (chegando aos 85 anos dia O2/1O/2012), pai do candidato Rogério Teófilo (PSDB), isso não progride, regride. Decano da cultura arapiraquense, formado em Letras jurídicas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e mestrado em Letras pela Universidade de Caruaru (PE), há 50 anos diretor e fundador do Colégio N.Sra.do Bom Conselho, professor, membro do Conselho Estadual de Educação, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Maceió, Moacir Teófilo é nosso entrevistado hoje. Ele nos recebeu em sua sala de audiências no Colégio Bom Conselho, atendendo ao nosso pedido. Para isso, ele cancelou algumas visitas programadas e tirou o telefone do gancho para não prejudicar a entrevista que durou duas horas. Começou dizendo que foi fundador do Lions Clube de Arapiraca e um dos fundadores do glorioso ASA ao lado dos saudosos amigos Alonso e Manoel Abreu.

ENTREVISTA

JR - Indiretamente, o Sr.está estreando numa campanha política, em defesa do seu filho Rogério, com pouca experiência na área.
O que espera dessa caminhada rumo à prefeitura?
Moacir Teófilo- "Todos nós conhecemos Rogério. É um homem sério, equilibrado, de uma formação ímpar, já tendo exercido as
funções de secretário da educação de Alagoas, por três vezes, assim como secretário da prefeitura de Arapiraca. Atualmente é vice-prefeito"

JR - A Câmara Municipal passa por momentos de turbulências por negligência dos seus diretores e ingerência do Poder Executivo. O Sr. é consultor aposentado daquele poder. Os aposentados da casa estão prejudicados sem receber reajustes
salariais há 12 anos. Como está vendo esse problema difícil de ser solucionado?
Moacir Teófilo - "A Câmara Municipal de Arapiraca tem desenvolvido um bom trabalho, por seus edís, fazendo o possível para a
sociedade confiar em seus integrantes. Creio que os vereadores vão encaminhar proposta visando melhorar os salários dos
aposentados"

JR - No seu entender, qual a melhor opção para o eleitor indefinido: votar nulo, em branco ou deixar de comparecer à eleição?
José Moacir - " O eleitor consciente deve comparecer à seção para dirimir as dúvidas, doa a quem doer, pois só assim
poderemos ter um candidato que venha merecer o nosso voto".

JR - Como o Sr. reage quando é agredido?
José Moacir - "Graças a Deus nunca fui agredido, pois vivo em paz com minha consciência, com minha família e com as pessoas com as quais me relaciono".

JR - Tem medo da morte? O que são vida e morte para o senhor?
José Moacir - "Não tenho medo da morte, porque devemos estar sempre preparados para aquele que é o caminho de todos nós.
A vida, quando é bem vivida, é um celeiro de alegrias. Confiantes em Deus, estaremos tranquilos".

JR - Neste  mundo de contradições, violência, desumanidade e desencontros de classes, quem vale mais: um herói morto ou um covarde vivo?
José  Moacir - "O valor maior é a tranquilidade de cada um. Cada pessoa que viva a seu modo, sem querer menosprezar a quem quer que seja".

JR - Como advogado de famílias que atuou em processos de divórcios, tentando trazer paz e entendimento entre as pessoas, qual é a fórmula ideal para tornar as famílias felizes?
José Moacir - "Primeiro, é preciso que haja convivência amiga. Segundo, que haja diálogo entre as famílias, que a verdade seja mostrada doa a quem doer".

JR -  Se o Sr. fosse homenagear hoje a uma pessoa querida, para quem bateria palmas ou  tiraria "o chapéu"?
José Moacir - "Tenho muitos bons amigos, sempre procurei fazer grandes amizades. Agora eu tiraria o chapéu para alguns!"
(risos...sem citar nomes).

João Rocha e Dr. Moacir Teófilo

No lindo pátio do Colégio Bom Conselho, fomos fotografados e nos abraçamos como nos velhos tempos de magistério em que servi àquela unidade escolar com carinho.



Fotos: Severino Leão," fotógrafo".






                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário