VOCÊ SABE QUANTO CUSTA UMA BOA IMAGEM? (O JORNALISMO DE ARAPIRACA)

Jornal do Povo, o último que conduzi como editor-chefe
Há algum tempo eu produzi um curto texto publicitário para o amigo, Cícero Galdino, que estava inaugurando a sua loja de eletroeletrônicos no bairro Capiatã e concordou em veicular o anúncio no J,ORNA DO POVO de nossa propriedade, que lamentavelmente deixou de circular em 1996. O texto, com o título acima, foi bem aceito pelo anunciante, que o liberou também para emissoras de rádio. A minha intenção em abordar esse assunto no blog é tão somente para mostrar ao leitor que uma boa imagem não tem preço, tal o seu valor social, científico e econômico para o cidadão ou cidadã em suas atividades cotidianas. Não é difícil para qualquer um assegurar uma boa imagem de sua vida. Basta ter apenas aquilo que se convencionou chamar de Ficha Limpa, na sociedade. Como podemos ver, não há aí nenhum mistério, motivo porque devemos aos órgãos de comunicação social toda a evolução desse fenômeno que engloba as classes do Brasil contemporâneo.
Foi precisamente pensando em projetar uma boa imagem de Arapiraca e áreas circunvizinhas que eu, o estudante Cícero Cruz, outros companheiros e o padre Antônio Amorim, grande amigo da juventude, na época, fundamos o primeiro jornal desta cidade abençoada por Deus. Sob a bandeira de Cristo e Nossa Senhora nós conseguimos plantar, com muito orgulho, a semente de O PIONEIRO, o primeiro órgão de comunicação de massa lançado aqui com circulação mensal, em 1965, ao nascer do período revolucionário. Padre Antônio Amorim, (hoje morando no Rio) saído do seminário de Maceió poucos anos antes, me convidou para fundarmos um jornal em Arapiraca, impresso em mimeógrafo, do tamanho de uma folha de papel ofício. Nós compramos um mimeógrafo usado em Feira Grande (AL). O padre ensinou um menino a imprimir o jornal, espalhando tinta numa tela transparente, embaixo da qual ficava o papel ofício. Imprimíamos seis páginas nos dois lados, com as notícias datilografadas. Depois de impressas, as folhas de papel eram grampeadas e prontas! Estava lançado o jornal O PIONEIRO, nome sugerido pelo próprio padre Antonio Amorim, nosso patrono cofundador..
Após três números de circulação do jornal com impressão caseira, o padre me avisou que o processo não dava certo (era antiquado e lento) e combinou falar com o governador de então, major Luiz Cavalcante, que governou Alagoas de 1961 a 1965, pedindo autorização para imprimir o periódico no Diário Oficial do Estado. Com autorização concretizada, O PIONEIRO foi o único órgão de imprensa regional, na ocasião, a divulgar o resultado do julgamento do crime de grande repercussão do ex-deputado estadual e médico,de 32 anos José Marques da Silva,morto em uma emboscada, em 1957 armada pelos irmãos Caxiado, matadores de aluguel de Serra Talhada e Lau Ferro,de Bom Conselho (PE) contratados para tirar a vida do parlamentar na praça que hoje recebe o seu nome, no centro da cidade. 
Dep. Marques da Silva
Os criminosos foram presos e condenados por unanimidade enquanto o advogado José Costa, que tempos depois foi deputado federal pelo antigo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), conseguiu livrar o ex-deputado Claudenor Lima, (cassado pela revolução) da autoria do crime, pondo a culpa em Luiz Pereira Lima (falecido anos anteriores aos 70 anos), que foi prefeito de Arapiraca, fazendeiro,até 1955 e produtor de fumo. Os criminosos confessaram a autoria do crime e foram condenados a 30 anos de reclusão supostamente atribuída a Luiz Pereira. O primeiro jornal de Arapiraca se preocupou também em divulgar outras notícias de interesse público da época. Claudenor de Albuquerque Lima foi deputado, estadual de 1954 a 1964 pelo extinto PSD (Partido Social Democrático) Morreu de causa natural em 1988 aos 59 anos no exercício da profissão de advogado. O PIONEIRO deixou de circular em fevereiro de 1966 impedido pelo interventor de Alagoas, general João José Batista Tubino, gaúcho de Santana do Livramento (RS), que governou o Estado de 31 de janeiro a 15 de agosto de 1966. A impressão do jornal foi proibida por falta de recursos disponíveis, naquela data, segundo a fonte oficial.








Nenhum comentário:

Postar um comentário